"Ave Senhora, Rainha santa, santa Mãe de Deus Maria, que és virgem feita Igreja. E escolhida pelo santíssimo Pai do céu, que Ele consagrou com seu santíssimo dileto Filho e com o Espírito Santo Paráclito, na qual esteve e está toda a plenitude da graça e todo bem. Ave, palácio dele; ave tabernáculo dele; ave casa dele. Ave veste dele: ave serva dele; ave mãe dele. E vós todas santas virtudes, que pela graça e iluminação do Espírito Santo sois infundidas nos corações dos fiéis, para que os façais de infiéis fiéis a Deus."

(São Francisco de Assis Saudação da B. Virgem Maria)


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Visita Fraterna do Secretário Nacional Alex Bastos ao Regional NE B3 – Bahia Norte

Da esquerda para a direita: Rogério Sena (Sub.DHJPIC), Renilson Souza(Sub.Comunicação Social), Alex Bastos (Sec. Nacional da Jufra), Luciane Cardoso (Sec. Regional da Jufra), Jamile Rocha (Sub. Escrituração), Adriana Azevedo (Sub. de Formação) e Valdenira Evangelista (Sub. de Ação Evangelizadora)
Nos dias 10, 11 e 12 de 2010, o secretário nacional da Jufra do Brasil, Alex Bastos, realizou a visita oficial ao Secretariado do Regional NE B3 – Bahia Norte, na cidade de Rio Real – Ba. Na sexta à noite, ele chegou à referida cidade, onde houve um momento formativo sobre a vivência em fraternidade com dinâmicas, cantos e palestras, depois um segundo momento para a avaliação da caminhada, esclarecimento de dúvidas e estabelecimento de metas, e em seguida, sob as bênçãos maternais de Nossa Senhora do Livramento, padroeira da cidade e de São Francisco de Assis, o secretário nacional e os irmãos Valdenira Evangelista da Silva, subsecretaria Regional de Ação Evangelizadora e Renilson Souza, subsecretário Regional de Comunicação Social, presidiram a Assembleia Eletiva da Fraternidade local “Meu verdadeiro ideal”. Fizeram-se presentes neste momento, Luciane Cardoso de Oliveira Secretária Fraterna Regional, Marleide Rocha da Silva Subsecretária Regional de finanças, Jamile Rocha da Silva Subsecretária Regional de escrituração, membros da OFS local, o pároco e o pároco local.
Na manhã de sábado, dia 11, dando continuidade a visita, ocorreu uma reunião dos representantes das fraternidades que compõem o Regional  com o secretário fraterno nacional. No primeiro momento, foram feitas as avaliação da situação atual das fraternidades locais, diversas reflexões e elaboração das metas para o que pode ser melhorado a nível local. No sábado, após a partilha do almoço e com a chegada do irmão Rogério Sena da Silva Subsecretário regional de DHJUPE (Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação), deu-se inicio a reunião do secretariado regional. No primeiro momento, foram discutidas as dificuldades do Regional, logo após houve a indicação da irmã Adriana Azevedo, integrante da Jufra de Alagoinhas para o cargo de Subsecretária Regional de Formação. Logo após, foi discutido o calendário regional, traçaram-se metas para o ano de 2011 e por fim, houve um momento formativo presidido pelo irmão Alex Bastos sobre os 40 anos da Jufra no Brasil.

Encerramento da Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos

No domingo pela manhã, ultimo dia do Encontro do Secretariado Regional, os irmãos vindos de outras cidades, juntamente com a fraternidade local, participaram da celebração eucarística na Igreja Matriz de Rio Real às 7 horas da manhã. Após o café partilhado na casa da Secretária Regional, Luciane Cardoso, os jufristas realizaram o encerramento da Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos: todos os irmãos saíram em caminhada pelas ruas de Rio Real com o intuito de arrecadarem alimentos que serão distribuídos às famílias carentes da cidade no Natal do Senhor. Foram angariados cerca de 300 kg de alimentos que irão compor as cestas natalinas do Natal sem Fome realizado que já é realizado a alguns anos pela fraternidade “Meu verdadeiro ideal”  em parceria com a comunidade paroquial de Rio Real.

Momento de diversão com a fraternidade local "Meu verdadeiro ideal"

Assembléia Eletiva do secretariado local: de péem frente ao quadro Valdenira Evangelista - Sub. de Ação Evangelizadora e Renilson Souza - Sub. de Comunicação Social


Alguns membros da fratenidade Local e do Secretarido Regional NE B3 - Bahia Norte com Alex Bastos, Sec. nacional da Jufra do Brasil



O Secretariado local eleito com o Secretário Nacional e os integrantes do Secretarido Regional

Momentos da Reunião do Secretarido Regional, o Secretário Nacional Alex Bastos e os representantes das fraternidades locais


Idem

O secretárioNacional providenciando um transporte para a Jufra


Nossos jufristas fazendo acontecer a Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos


Um dos grupos se preparando para começar a coleta de alimentos

As jufristas Nete e Jaqueline, da fraternidade de Rio Real e o secretário Regional de Comunicação Social, Renilson Souza

"Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar".











Nossos irmãos descansando um pouco do sol forte!

Abraço fraterno,
Renilson Souza
Subsecretário Regional de Comunicação Social
Regional NE B3- Bahia Norte da Jufra do Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário